O número cada vez maior de internautas utilizando bloqueadores de anúncios - cerca de 5% de todos os usuários globais - está forçando gigantes como Google, Amazon e Microsoft a tomarem medidas para contornar tal bloqueio.
Segundo o Financial Times, tais empresas estão desembolsando grandes quantias para conseguirem entrar na "lista branca" do Adblock Plus, ferramenta da empresa Eyeo para bloqueio de publicidade.
Vale lembrar que um estudo conduzido pela Page Fair em parceria com a Adobe no fim de 2014 mostra que o uso dos adblocks cresceu cerca de 70% entre junho de 2013 e junho do ano passado. O mais irônico é que uma das empresas que mais faturam com anúncios digitais é também uma das grandes responsáveis pelo crescimento dos adblockings.
Segundo o estudo da Page Fair, o Chrome, navegador do Google, facilita a instalação de plugins que impedem a veiculação de anúncios.
Cabe ressaltar também que o CEO da Page Fair, Sean Blanchfield, já chamou os Adblocks de "Napster da publicidade".
Porém, se observarmos o rumo que a indústria fonográfica tomou com a chegada do Napster, criando novos serviços de distribuição de música, quem sabe o aumento do uso dos adblocks não provoque mudanças na publicidade e provoque a criação de formatos menos intrusivos.
Fonte:Via Business Insider